Autor

TEMPUS EST DOMINUS RATIONIS
O tempo é o senhor da razão, e os livros registram isso.

Alexandre Siqueira

Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 02 de dezembro de 1960, o jornalista Alexandre Siqueira é o segundo filho de Caio Siqueira (in memorian) e Marlene Pinto Siqueira, família que conta com oito irmãos.

Pai de três filhos e avô de três netos, iniciou carreira no jornalismo de maneira voluntária por dedicar-se a outras atividades de trabalho. No antigo, e hoje extinto jornal Diário da Tarde, do grupo de comunicações de Assis Chateaubriand – Diários Associados, atuou como colaborador no caderno de esportes, do jornal, oportunidade dada pelo jornalista, e seu editor, Carlos Cruz. Isso nos idos da década de 1990.

Durante quase 10 anos manteve uma coluna sobre política em dois jornais, do interior mineiro – O Papel de Lagoa da Prata e Correio Centro Oeste, de Arcos, chamada: Eu Tenho Vergonha!

No início dos anos 2000, formou-se em administração esportiva pela FGV, passando a atuar como dirigente de clubes de futebol. Por dois anos, atuou no Guarani Esporte Clube, da cidade de Divinópolis, e em seguida, a convite, foi para o América Futebol Clube, onde trabalhou por sete anos.

Simultaneamente, neste período, trabalhou para os jornais Estado de Minas e O Tempo, a TV Alterosa e Rádio Itatiaia, quando se especializou na área de estatísticas no esporte.

Desgostoso com o meio – clube de futebol e imprensa, a partir de 2016, decidiu-se pela independência no trabalho, ou seja, fazer jornalismo independente.

Passou desde, então, a dedicar-se à política e à literatura.

Como escritor, sua primeira oportunidade foi dada pelo diretor da Rádio Itatiaia, Emanuel Carneiro. Entusiasta da arte de pesquisas históricas e estatísticas, fazia levantamento sobre premiações do futebol mineiro, quando se deparou com a perda de informações sobre o Troféu Guará, a mais importante e célebre do estado, desde 1963. Daquele ano até 1989, não havia os dados das premiações e seus premiados. Após um ano de pesquisas, atualizou todos esses dados para a Rádio Itatiaia, coordenadora do evento, desde o primeiro ano de existência. Ao final do trabalho de pesquisa, aproximava-se o cinquentenário do Troféu Guará. E foi nesse momento, que foi honrado, com a oportunidade de escrever um documentário sobre a premiação de seus 50 anos de história. Foi lançado o livro Troféu Guará – 50 Anos de História – A Solene exaltação do Futebol Mineiro, em 2013.

Naquela altura, orgulhava-se, o autor, de cumprir o “ditado popular: de ter filho, plantar uma árvore e escrever um livro.

Colunista do Jornal da Cidade Online, há 4 anos, quando estreou com a coluna “O STF e as ações futuras que definirão se Bolsonaro conseguirá governar ou não”, Alexandre Siqueira, optou por dedicar-se a escrever.

Além de seus artigos no JCO, veio, então, o livro: Os Centenários, e Minutos Mais – Os Seculares em Belo Horizonte, ainda não publicado, e a partir da efervescência política no país, criou a série “Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”, que tem o STF como tema do primeiro livro – Perdeu, Mané! e a Imprensa Brasileira no segundo livro – Jornalismo: a um passo do abismo…

A caminho, mais dois trabalhos da série. Um a respeito das ONGs da Amazônia e o outro, a quatro mãos com o médico e também escritor, Dr. Eduardo Leite, sobre pandemias, ambos, ainda sem título. Um terceiro trabalho vai apresentar uma coletânea de seus artigos e matérias nos seus quatro anos de colunista do JCO.